28 de julho de 2012

Introdução de alimentos sólidos para bebês.

Eu voltei, e prometo que agora é pra ficar.
Começamos o blog com a intenção de sempre atualizar, mas não conseguimos..
Sério, eu tiro o chapéu pra quem consegue se dedicar..

Enfim, o motivo do meu retorno 'de hoje' hehehe, é que percebi que várias amigas e conhecidas que tem pimpolhos que vão inicializar a fase de introdução de alimentação sólida em bebês estão "sofrendo" com isso. Confesso que eu tive sorte com isso, porque o meu ogro não perde tempo. Ele come a fruta, chupa os dedos e cospe o caroço. O muleque não tem preguiça não. Mas sei que nem todos tem essa sorte, portanto vou passar uma dieta que a pediatra do Henrique indicou para ele, comentando que se ele tivesse alguma repulsa, era pra dar continuidade, mesmo se ele jogasse pra fora tudo.

Então amigas, força na peruca e vamos lá.

Dieta para bebês a partir dos 5 meses

1ª semana
06:00 – Leite
09:00 – Leite
11:00 – Suco de frutas
12:00 – Leite
15:00 – Leite
18:00 – Leite
21:00 – Leite
23:00 – Leite

Após 5 dias, introduzir frutas
06:00 – Leite
09:00 – Leite
11:00 – Suco de frutas
12:00 – Leite
13:00 – Papinha de frutas
15:00 – Leite
18:00 – Leite
21:00 – Leite
23:00 – Leite

Após 5 dias, introduzir vitaminas de frutas
06:00 – Leite
09:00 – Leite
11:00 – Suco de frutas
12:00 – Leite
13:00 – Papinha de frutas
15:00 – Vitamina de frutas
18:00 – Leite
21:00 – Leite
23:00 – Leite

Após 5 dias, introduzir sopinha
06:00 – Leite
09:00 – Leite
11:00 – Suco de frutas
12:00 – Sopa
13:00 – Papinha de frutas
15:00 – Vitamina de frutas
18:00 – Leite
21:00 – Leite
23:00 – Leite

Após SETE dias, introduzir sopinha no jantar
06:00 – Leite
09:00 – Leite
11:00 – Suco de frutas
12:00 – Sopa
13:00 – Papinha de frutas
15:00 – Vitamina de frutas
18:00 – Sopa
21:00 – Leite
23:00 – Leite

Observações:

Sucos e papinhas: Variar diariamente, sem misturar sabores, utilizando todos os tipos de frutas diluindo no início meio a meio com água. Papinhas, raspar ou amassar, não triturar.

Vitaminas: Utilizar leite longa vida Ades Zero e para adoçar, adoçantes à vase de Stevia puro ou Sucralose. * Sucos e vitaminas deverão ser ofertados em copinhos (antivazamento, treinamento, transição), pois o mais importante desta fase é o conhecimento adquirido pelo bebê das diversas formas de alimentar-se.

Sopa: Variar diariamente e utilizar temperos naturais (cebola, alho, pimentão, cheiro verde, etc.) azeite de oliva, pouco sal e todos os tipos de raízes, legumes e folhas (2 de cada por sopa), não acrescentar grãos, massas, arroz...

A pediatra recomendou que fosse acrescentando frango, carnes e peixe aos poucos.. e lá pelo 8º mes ele já estava comendo normalmente, detalhe, a mesma comida que eu comia.
Acho que basicamente é isso, aqui em casa seguimos as recomendações direitinho e hoje nosso ogrinho come de tudo, ressalto, de tudo mesmo.. Ahhhh.. além desta alimentação, ele tb tomava umas vitaminas que a pediatra receitou. Cetiva E e Fosfato Ferroso.. qndo completou 1 ano tomou vermifugo..

Espero que esta dieta ajude seus bebes e os tornem ogrinhos comedores de tudo igual o que temos aqui em casa... saca só:

8 comentários:

  1. Muito legal esse roteiro para introdução de alimentos. Estou utilizando para minha filha de 5 meses.

    ResponderExcluir
  2. Olá acabei de conhecer o seu Blog e estou adorando ... Menina minha bebe esta com 5 meses a pediatra tinha liberado os suquinhos e frutas, porém como minha filha vai pra creche fiquei com medo dela não se adaptar e comecei a dar tb a papinha salgada ... Bom esta foi a primeira semana dando fruta, suquinho e papinha no almoço e na janta ... Quando foi no fim de semana a menina ficou ressecadíssima e esta até hoje, não sei o que fazer ... Toda vez que ela vai fazer coco ela chora muito e o coco dela esta muito duro tadinha, e pra ajudar ela ficou assada, Não sei se foi pq. eu já comecei dando tudo junto ou se é normal ... Ah detalhe eu não dei água, e as pessoas me falaram que eu tenho que dar água ... Bom resumindo agora só estou dando mamão e suquinho, parei de dar papinha salgada ... Agora que vi seu Blog estou pensando em começar novamente seguindo as suas dicas ... Você tem alguma dica do que eu devo dar pra ela que não resseque? Que papinha eu faço? Eu tenho que dar uma papinha diferente no almoço e outra na janta? Ou pode ser a mesma no almoço e janta? Ai desculpa as perguntas é que sou Mãe de primeira viagem e tem muita gente falando as coisas cada um fala uma coisa e eu já estou ficando nervosa com isso ....

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi Boa Tarde!!

      Me chamo Pâmela Gabi, não sou mãe sou irmã mais velha de 22 anos de uma bebe de 4 meses e um menino de 1 e 3 meses.
      A maria Alice de 4 meses sempre bebeu água e chá, sim SEMPRE. A minha mae ficou sem leite desde o inicio e ela mama o leite Aptamil 1 e o pediatra sempre disse que nunca deixasse de dar agua a ela motivo o leite tem fibras e causava cólicas e prisão de ventre.
      Ela tem lábio leporino e como esta proximo da sua cirurgia ela já esta sendo introduzida a alimentos(pois não poderá realizar a sucção) e a nutricionista dela deixou bem claro que a agua é indispensavel pois ela é quem vai ajudar a manter o organismo dela em dia funcionando não precisa para com a papinha salgada você deve só manter a agua e regular o cardápio como: se for dar algum alimento que prenda mais um pouco o intestino dá um suquinho de laranja e um mamão para fazer a regulagem.
      Espero que tenha ajudado aqui em casa esta dando super certo.
      Força e Boa Sorte
      Bjoos

      Excluir
    2. To passando exatamente por isso, comecei com td, suco, frutas e papinha saldadas, agora ela soh chora, não consegue fazer coco.

      Excluir
  3. Não sei se paro de dar papinha ou se continuo, q tipo de papinha devo dar?

    ResponderExcluir
  4. A OMS recomenda que a introdução de alimentos seja feito a partir dos 6 meses. Muitos pais costumam oferecer antes por acreditarem que o bebê já sente vontade. Mas não é vontade, é curiosidade.

    http://www.conselhosdacegonha.com.br/nao-e-vontade-e-curiosidade/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é o ideal. Porém, há casos e casos. Bebês que mamam no peito ó aconselhável é que se mantenham assim até os 6 meses. Mas no meu caso (e aposto que de muitas mães), meu bebê mama fórmula por eu não ter leite desde o primeiro mês, e não vejo razão para não introduzir ao menos a fruta, já que não consegui extensão da licença maternidade e fica complicado manter somente a mamadeira... Cada caso deve ser olhado com cuidado é o manejo aplicado a cada situação especificamente.

      Excluir
  5. ótimas indicações para levarmos para o berçario zona norte sp, dicas boas demais, nutrititvas, ameeeei a simplicidade e criatividade, parabens

    ResponderExcluir